terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Piedoso uso do Véu



Antigamente, todas as mulheres utilizavam véus na Santa Missa. Era obrigatório que, ao menos no momento de receber a Sagrada Comunhão, as moças, senhoras e meninas estivessem com a cabeça coberta. Após o Concílio Vaticano II, a Igreja entendeu por bem retirar a obrigatoriedade do piedoso uso do véu. Contudo, o fato de não ser obrigatório não quer dizer que está proibido. Muitas mulheres ao redor do mundo mantiveram este belo costume.
O uso do véu tem, inclusive, motivação bíblica!

Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta falta ao respeito ao seu senhor. E toda mulher que ora ou profetiza, não tendo coberta a cabeça, falta ao respeito ao seu senhor, porque é como se estivesse rapada. 

Se uma mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelo. Ora, se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou a cabeça rapada, então que se cubra com um véu. 
Quanto ao homem, não deve cobrir sua cabeça, porque é imagem e esplendor de Deus; a mulher é o reflexo do homem. Com efeito, o homem não foi tirado da mulher, mas a mulher do homem; nem foi o homem criado para a mulher, mas sim a mulher para o homem. Por isso a mulher deve trazer o sinal da submissão sobre sua cabeça, por causa dos anjos. Com tudo isso, aos olhos do Senhor, nem o homem existe sem a mulher, nem a mulher sem o homem. Pois a mulher foi tirada do homem, porém o homem nasce da mulher, e ambos vêm de Deus. Julgai vós mesmos: é decente que uma mulher reze a Deus sem estar coberta com véu?(I Cor 11, 4-13)



No Brasil, é tradicional que as mulheres solteiras utilizem véu branco e as senhoras casadas, ou com mais idade e que não pretendem mais casar-se utilizam o véu preto, mas também podem utilizar o bege. Acredito que há outras opções, como o cinza.





Há quem diga que o véu é um sinal machista, mas essa opinião é, no mínimo, absurda. A Igreja sempre cobriu com véus tudo o que é sagrado. Um bom exemplo? Os Sacrários! Nós, mulheres, como sacrários vivos que somos, estaríamos prestando uma honra grandiosa a Nosso Senhor se, humildemente nos cobríssemos a cabeça. Além disso, estaríamos imitando a Virgem Santíssima! Querem coisa melhor?
Acreditem ou não, o piedoso uso do véu(que também pode ser um sacramental como por exemplo medalhinhas, o escapulário, etc.) também nos ajuda a assistir a Santa Missa com uma maior devoção. Ficamos mais centradas, olhando menos para os lados. Gostou da idéia? Compre um pedaço de renda, ou vá até a livraria Lumen Christi no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, ou algum outro lugar que você conheça e obtenha logo o seu véu. Eu já tenho o meu!















26 comentários:

  1. Gostaria de ter uma relação de cidades e igrejas onde as mulheres podem usar o véu sem constrangimento durante a santa missa para que ao menos duas ou três vezes ao ano eu pudesse ter a felicidade de usar meu véu.Moro em Itararé- SP. Meu coração anseia pelo uso véu, mas os padres daqui não gostam. Por isso nunca usei. Um monge disse que eu não devo usar para não chamar a atenção na igreja, que o véu deve ser usado no coração. Jamais vou desobedecer o padre e me tornar motivo de escândalo na igreja com o meu véu. Sei que posso adentrar pela igreja, se quisesse, de tomara-que-caia, de mini-saia, de calça justa, menos de véu. Isso me entristece muito. Sinto-me infeliz e incompleta na missa. Lamento não ter vivido naquela época em que as mulheres tinham o direito de serem modestas, discretas e de se vestirem com dignidade.

    18 de fevereiro de 2012 11:17

    Adicionar foto de perfil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a usar o véu há quase dois meses. Mas antes disto utilizei todo tipo de desculpas para não usá-lo, tinha medo dos comentários, que eu sabia que seriam muitos. Faço parte da Irmandade dos Defensores da Sagrada Cruz, que dentre outros objetivos deseja conservar as tradições da Santa Igreja. Através dos estudos feitos na Irmandade cheguei a conclusão que não devia agradar as pessoas ou a opinião de religiosos que preferem agradar mais ao mundo a seu Senhor. Eu devo obedecer meu Padre quando os conselhos dele não vão de encontro os ensinamentos do nosso Deus e da Santa Igreja. Hoje vou a todas as Missas (seja ela de sempre ou nova)de véu, as pessoas mim olham estranho algumas só faltam entortarem o pescoço de tanto olhar para trás. Quando isto acontece repito em meu coração: Sei o que e porque estou usando. Não consigo mais ir a Missa sem véu, nunca mim senti tão bem. E não mim importo de não ser igual ao mundo, de ser uma jóia preciosa velada pra Deus. Porque é o que todas nós somos diferentes do mundo, jóias de Deus.

      Excluir
    2. Sei que tem uma Igrejinha, me parece Menino Jesus de Praga, perto da Catedral da Sé- SP que tem missas aos domingos, acho as 11:00hs. Também seguindo para Atibaia no http://www.carmelotradicional.blogspot.com.br/, tem missa todo dia e o uso do véu e pedido a todas as fiéis que usem.

      Excluir
    3. No mosteiro de são Bento as missas são em latin e é obrigatório o uso do véu

      Excluir
  2. Oiii! Então, você poderia dar uma conferida na internet, pra ver os endereços de igrejas que tem a Missa Tridentina, pq nelas com certeza vc poderá se velar tranquilamente...
    Aqui no Rio de Janeiro temos, no centro, a Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé[domingo as 9], e, em Niteroi, a paroquia Sagrados Corações[domingo as 10].
    Aqui no Mosteiro de Sãop Bentyo não tem Missa Tridentina, mas pode usar véu. A Paróquia Santíssimo Sacramento da Antiga Sé idem. Em São Paulo voce pode usar véu na Santa Luzia, acho ate que la tem missa tridentina inclusive.
    Há outros locais como São Gonçalo e Olaria, aqui no Rio.

    ResponderExcluir
  3. A missa tridentina de SP é na Santa Luzia, Bárbara.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bárbara, adorei o post!Infelizmente de fato há muito pouco conhecimento a respeito do significado do véu nas igrejas. Acho um costume lindo e agora sei que posso usar e estou louca para comprar o meu também!Mas também quero encontrar missas tridentinas aqui em Porto Alegre para usar meu lindo véuzinho com alegria e tranquilidade!Você usa o seu também em missas "comuns"?Onde você frequenta aí no Rio (sou do Rio mas estou morando no Rio Grande do Sul, quando vou aí costumo ir na Paróquia São José na Lagoa).PS:Fiquei apenas com uma dúvida, qual a simbologia das cores? (Virgens de branco/ casadas de preto)?Obrigada!Beijos, Rayana

    ResponderExcluir
  5. Eu costumo ir a Missa Tridentina na Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, aqui na Praça XV, Ray!
    Dei uma olhada aqui na internet e parece que tem a Missa Tridentina aí em Porto Alegre! Encontrei essas informações: "Igreja São José - Centro de Porto Alegre, todos os Domingos às 09:30 (exceto no primeiro do mês)

    A Igreja fica na Av. Alberto Bins 467. A Missa é celebrada pelo padre Adílson Feiler, SJ." Vale a pena confirmar na igreja se é isso mesmo.
    Eu uso o véu na Missa nova também. Não te digo que é fácil, mas vale a pena e podemos oferecer este sacrificiozinho a Nosso Senhor! Além de darmos exemplo e o véu ajudar a piedade e devoção interiores. Qualquer coisa, só falar!

    ResponderExcluir
  6. Ah, sim, qto as cores, aqui no Brasil as solteiras(nao necessariamente as virgens, afinal castidade nao é sinônimo de virgindade física) usam branco e as casadas preto(geralmente, mas poderia ser cinza, por exemplo)... Mas, em outros lugares do mundo nao é assim..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi: "Castidade não é sinônimo de virgindade física".

      Excluir
    2. Luh Gondim,

      Pecadoras arrependidas, como Santa Margarida de Cortona, por exemplo, podem ser castas, embora já tenham perdido a virgindade física. É claro que a virgindade física é importante, ninguém disse o contrário, mas não adianta chorar pelo leite derramado. A castidade é pra todo mundo.

      Excluir
  7. Eu uso véu em toda missa. Na minha diocese isso é comum e não é nada constrangedor. Veja esse vídeo. Só eu uso.. Mesmo assim, me sinto bem! =]

    http://www.youtube.com/watch?v=R-5x8VhNEpQ&feature=g-upl

    Também estou escrevendo no meu blog sobre o assunto.

    www.servindoporamor.blogspot.com.br

    Em Cristo,
    Carina Caetano

    ResponderExcluir
  8. Olá meu nome é Luana e adoraria usar véu e que a paroquia e até mesmo diocese aderiessem ao uso do véu!
    Adoraria está apoiando a quem quiser aderir ou fazem uma campanha para as moças,mulheres e senhoras a usar na santa missa!
    Sou do Rio de Janeiro, Teresopolis meu e-mail é luanafreirelu@hotmail.com quem quiser entrar em contato para apoio,campanhas
    estou aposta!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Luana, pq não usa? Tem que começar por alguem, certo? :P
    Dê uma olhada neste site: http://velatam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ray, aqui em Porto Alegre sei que existe uma Paróquia com rito tridentino no Centro, mas não lembro exatamente o endereço. Eu uso o véu com permissão do pároco em uma paróquia "comum", mas só faltam entortar o pescoço de tanto olhar, mesmo que eu não queira causar escândalo. Aliás, uma pessoa já o fazia mesmo sem o véu, quando eu tinha o costume de só usar saia e blusa fechada, então... Se era pra me olhar enveazado, que me olhassem enveazado e meio, né? Não é pra agradar homens, mas ao Senhor...

    ResponderExcluir
  11. Vale ressaltar que o uso do véu se dá com a modéstia feminina, ou seja penso eu que não combina com calça jeans, e sim saias e vestidos comportados. Já imaginou Nossa Senhora com calça jeans e véu? nada ver né, e creio que nosso propósito seja também se assemelhar a ela.Falo isso pois vi uma foto acima de meninas de jeans e véu, é interessante também dar informação sobre isso, as vestimentas.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, eu li aqui que o padre ou monge pediram para a mulher não usar o véu na Igreja??
    Que absurdo. Olha, mude de Igreja.
    Só para avisar vocês, meninas, tem muito homem se fazendo de padre para corromper os fiéis.
    A todas você que são Cristãs de verdade, vou deixar esse link sobre o assunto:

    http://padrepauloricardo.org/episodios/e-permitido-o-uso-do-veu-na-igreja

    Fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, tenho uma dúvida em relação ao uso do véu. Apenas o véu transparente rendado pode ser usado? Fico maravilhada vendo as imagens de Nossa Senhora e de tantas santas que usavam um véu de pano que realmente escondia o cabelo por completo e gostaria de saber se este também é permitido. Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso véu cobrindo o cabelo por completo na igreja ou fora dela.

      Excluir
  15. Niege, é mais comum ver ''transparentes'' rendados, mas você pode usar do jeito que achar melhor :)

    ResponderExcluir
  16. Boa noite..
    Tenho uma dúvida para usar o véu é preciso viver a modéstia? Ou so é na missa?
    Desde já agradeço. :)

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir